Thursday, March 08, 2007

8 de março

Hoje é Dia Internacional das Mulheres, que pataquada! Dia de mulher é todo dia. É sim. Toda mulher quer ser rainha todos os dias, mesmo que sem coroação, sem presente, sem flores, e sem nada. Nós somos assim, rainhas de pequenos e grandes reinos. Sempre ansiosas por grandes gestos, pela percepção de pequenos e importantes detalhes. Sempre prontas para rsolver, acolher e ver os desejos de todos preenchidos, depois pensamos em nós.
Às vezes, somos chamadas de egoístas, de volúveis, de consumistas. E daí? se eu for consumista? se eu for volúvel? Isso não me torna menos responsável, menos caridosa, nem menos perfeita do que sou, assim, como Deus quer que eu seja.
Sim, somos ávidas, por algo que nunca vem, a gente toca o barco, a gente segue, a gente tenta entender, tenta ser amada, tenta tirar leite de pedra. Sim, percebam...A gente ama, muito, tira leite de pedra, a gente compreende que cada é cada um, mesmo sem entender.
E o que eu vejo na internet, na tv e por aí, é a desigualdade, são homens ganhando o dobro em profissões exercidas em sua maioria por mulheres, a feminilização da pobreza. E vejo também mulheres vencedoras, presidentes de grandes corporações, campeãs olímpicas, donas-de-casa, mães, empresárias, secretárias, e felizes do seu jeito. Enfim, vejo de tudo.
E vejo uma reportagem que me faz ter náuseas, na Europa, na Espanha, as mulheres que lutam para ser toureiras. Na boa, tem muita coisa melhor para ser mostrada. Grande coisa, até aí, nunca deixei de achar que as mulheres pudessem fazer tudo o que um homem faz, e porque não? Mas, antes de a bela entrar na arena, o boi já foi espetado, e está sangrando, claro, até eu posso entrar lá e dar meu showzinho. Achei feio mostrarem isso na tv. Ela tá largando a carreira. Peralá, não é porque podemos que temos que nos masculinizar. Não sou feminista, tô fora, preciso dos homens. E como ! Legal foi a mulher que é limpadora de chaminés na Inglaterra, as pessoas se sentem mais tranquilas tendo uma mulher trabalhando dentro de casa do que um homem. Segundo, os entrevistados, as mulheres inspiram mais confiança e precisão no trabalho.
Não, esse post não é jornalístico e não vai listar dados estatísticos sobre violência, sobre empregos e sobre outras porcarias impingidas às mulheres nesse mundo. Esse post é sobre as mulheres sim, mas, sobre mim também. Sobre a capacidade de superar e seguir, que eu tenho e nem sei o quanto.

Ás mulheres. Á minha mãe, e às minhas amigas, e às minhas duas avós. Todas elas me dão e me deram os exemplos dos quais preciso para viver. E...continuar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home